Perguntas frequentes sobre o Ameron

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1Produtos e planos

Plano coletivo - Voltado para empresas e comunidades especificas como Sindicatos, Associações, Conselhos Regionais, entre outros. A adesão ao plano é optativa e a responsabilidade financeira é da pessoa jurídica contratante.

Planos empresariais - Voltado para empresas com no mínimo 5 colaboradores. A adesão ao plano é compulsória e a responsabilidade financeira é da pessoa jurídica contratante.

Em caso de dúvida, contate a Ameron Fone/RO 0800 647 8082, ou envie e-mail através dos nossos Canais de Atendimento.

2Tipos de Plano

Plano Coletivo por adesão - É um produto voltado para contratação por adesão, para o público que mantenha vínculo associativo/ classista com a entidade contratante através da contratação com uma Operadora de Planos de Saúde. Exemplos: sindicatos de classe, associações, confederações, etc.

Plano Coletivo Empresarial - Plano de característica exclusiva para empregados que mantenham relação de vínculo empregatício com a contratante do produto/ beneficio. Exemplo: você é funcionário que mantém vínculo com a empresa X, e esta mantém contrato de plano de saúde com a Operadora de Plano de Saúde e quer realizar a adesão.

3Segmentação

É a definição da cobertura assistencial do produto e está dividida em:

  • Ambulatorial
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
  • Plano Referência
4Área de Cobertura

É a abrangência geográfica de cobertura do Plano. É especificada no Contrato e depende do Plano Contratado.

5Tipo de acomodação

Enfermaria - quarto duplo

Apartamento - quarto individual com acomodação para acompanhante

6Atendimento Padrão

É definida conforme o tipo do Plano contratado:

Plano Apartamento - Não precisa pegar guia para consultas e exames de rotina (até 10 exames) laboratoriais básicos. Ex.: hemograma, VDRL, glicemia, colesterol, plasmódio, EAS, EPF, creatinina e semelhantes. Nas demais utilizações é preciso pegar autorização na AMERON;

Plano Enfermaria - Precisa pegar guia na AMERON para todo e qualquer tipo de procedimentos (rede credenciada). Na rede própria não é necessário pegar guia de autorização.

7Carências

As carências básicas são:

  • 24 Horas: Atendimento de urgência e emergência em pronto-socorro;
  • 30 Dias: Consultas eletivas e exames laboratoriais básicos;
  • 90 a 180 Dias: Serviços auxiliares e exames;
  • 180 Dias: Internações e cirurgias eletivas;
  • 300 Dias: Partos (quando da opção por cobertura para obstetrícia);
  • 720 Dias: Doenças ou Lesões Pré-existentes.
8Rede de atendimento Ameron

Rede Própria:

Vide Guia Médico.

9Valor da tabela de serviços

A AMERON possui uma tabela própria, cujos valores variam entre 30% a 40% da tabela praticada no mercado particular.

Faça uma cotação.

10Valores de Planos e forma de pagamento

O valor é fixado de acordo com a faixa etária, quantidade de pessoas e tipo de plano.

O pagamento deve ser realizado de acordo com a forma de contratação de seu produto vigente à época.

11Vencimento do Plano

De acordo com o plano/ produto contratado. Vide contrato.

12Documentos para inclusão no plano

Coletivo / Empresarial

  • CPF, RG, CNS;
  • Comprovante de Residência recente;
  • Comprovante de Vínculo Empregatício;

* Dependentes:

  • Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;
  • CPF, RG, CNS;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos menores;
  • Documento Judicial de Adoção, em caso de filho adotivo.

Coletivo por Adesão

  • CPF, RG, CNS;
  • Comprovante de Residência recente;
  • Comprovante de Vínculo Associativo, Sindical, vide regra comercial apresentada pelo corretor;

* Dependentes:

  • Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;
  • CPF, RG, CNS;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos menores;
  • Documento Judicial de Adoção, em caso de filho adotivo
13Dependentes

Dependentes são todos os que dependem do Titular:

  • Esposo(a) ou companheiro(a) que viva às expensas do titular, declarado legalmente no Imposto de Renda e/ou INSS, ou ainda declaração de convivência Marital;
  • Filhos solteiros, biológicos, adotivos ou enteados, menores de 18 anos;
  • Filhos solteiros, portadores de deficiência física ou mental (de qualquer idade), que comprovadamente vivam às expensas do titular;
  • Filhos solteiros, universitários, até 24 anos incompletos, que comprovadamente estejam cursando a faculdade.
14Atualização cadastral

O Titular do Plano pode realizar as atualizações cadastrais simples (endereço residencial e de cobrança) pelo Ameron Fone 0800 647 8082 em Rondônia.

As demais alterações, podem ser feitas nas sedes administrativas:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Ji-Paraná/RO: Rua Dr. Fiel, 220, Vila Jotão, Ji-Paraná – RO. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Cacoal/RO: Av. São Paulo, 2326, Centro, Cacoal – RO. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Vilhena/RO: Av. Rony de Castro Pereira, 4150, Sala 03, Jardim América, Vilhena – RO. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

15Exclusão de dependente

A exclusão de dependentes pode ser feita mediante solicitação por escrito protocolada em um dos endereços abaixo:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082 ou (69) 3211-7011, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083 ou (68) 3212-6705, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Nos casos em que o beneficiário reside no interior enviar, via fax (69) 3211-7015 e 3211-7010, solicitação devidamente protocolada e encaminhar a mesma para a AMERON no endereço: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Porto Velho-RO - CEP 76.801-109.

16Cancelamento de plano pelo beneficiário

O cancelamento por iniciativa do beneficiário pode ser efetuado.

Para isto, deverá protocolar solicitação por escrito nas sedes administrativas. O beneficiário tem de estar com suas mensalidades atualizadas e deve devolver os cartões do Plano.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.

Nos casos em que o beneficiário reside no interior de Rondônia enviar, via fax (69) 3211-7015 ou 3211-7010, solicitação devidamente protocolada e encaminhar a mesma para a AMERON no endereço: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Porto Velho/RO.

Obs.: O cancelamento do titular implica no cancelamento dos dependentes.

17Recebimento e perda do Cartão de beneficiário

Após assinatura do contrato e procedimentos cadastrais, os cartões serão confeccionados e distribuídos, conforme as especificações abaixo:

  • Nos planos empresariais e coletivos por adesão, a 1ª via do cartão é enviada para Empresa juntamente com a 1ª fatura. Os cartões renovados, são enviados para a Empresa, no mês do seu vencimento;
  • Nos planos individual familiar, a 1ª via é entregue na residência acompanhado da 1ª fatura. As renovações serão entregues no mês de aniversário do contrato conforme especificação abaixo:
    Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.
    Interior de Rondônia: Os cartões são encaminhados via correio para o endereço indicado no contrato. Caso não seja recebido, entrar em contato pelo Ameron Fone 0800 647 8082.
    Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.
  • No Plaser, tanto a 1ª via, quanto as renovações são entregues nas sedes administrativas conforme especificações acima.

No caso de perda do cartão:

Solicite a 2ª via através do Ameron Fone 0800 647 8082, ou no site www.ameron.com.br ou ainda em uma de nossas Sedes Administrativas:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Prazo de 5 dias úteis após a solicitação.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou ainda pelo Ameron Fone 0800 647 8083.
Prazo de 15 dias úteis após a solicitação.

Interior de Rondônia: Os cartões são encaminhados via correios para o endereço indicado no contrato.
Prazo de 15 dias úteis após a solicitação. Caso não seja recebido, poderá retornar ao Ameron Fone 0800 647 8082.

Obs.: Nas cidades de Vilhena e Ariquemes os cartões são entregues aos representantes. No caso de solicitação de 2ª via por Roubo, Perda ou Dano, será cobrada uma taxa de R$ 10,00 por cada cartão solicitado.

No caso de atendimento de emergencia sem o cartão

Para atendimentos de urgência/emergência, dirija-se ao Pronto-Socorro, portando os seguintes documentos: Contrato, RG ou CPF e Comprovante de Pagamento. Para tanto, verifique no Guia Médico Ameron, o pronto-socorro mais conveniente, pois as opções variam de acordo com o seu contrato e especialidade médica.

Em seguida, solicite 2ª via do Cartão através do Ameron Fone 0800 647 8082, ou pelo site www.ameron.com.br ou ainda em um de nossas Sedes Administrativas.

18Procedimento médico credenciado

Localize no Guia Médico, o profissional de sua preferência, conforme a especialidade que você precisa e marque sua consulta antecipadamente. Em seguida siga os procedimentos abaixo descriminados, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

CAPITAL: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente seu Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO PLASER

CAPITAL: Retire sua guia de autorização em uma de nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron e RG.

INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente seu Cartão Ameron , RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO ENFERMARIA (BRONZE)

CAPITAL: Retire sua guia de autorização em uma de nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário publico, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron e RG.

Demais situações e dúvidas entrar em contato através do Ameron Fone/RO 0800 647 8082, e Ameron Fone/AC 0800 647 8083, ou comparecer nos seguintes endereços:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Obs.: Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com no mínimo 24h de antecedência.

19Procedimento para médico não credenciado

Verifique junto à AMERON se o seu plano oferece reembolso, antes mesmo de agendar a consulta. Se a resposta for positiva, não se esqueça de pedir o recibo da consulta ao médico, para que seja possível solicitar o reembolso.

20Documentos para uso do Plano

Documentos para uso do Plano:

  • Cartão AMERON atualizado;
  • RG, CPF ou certidão de nascimento (no caso de associado menor de idade);
21Marcação de consulta em centro médico da rede Própria e na Rede Credenciada

Rede própria

A marcação de consulta no Centro Médico de Porto Velho poderá ser feita através do Ameron Fone 0800 647 8082. Rio Branco/AC Ameron Fone 0800 647 8083.

Rede credenciada

Siga os procedimentos abaixo, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresentar Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO PLASER

CAPITAL: Retire seu guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresentar Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO ENFERMARIA (BRONZE)

CAPITAL: Retire seu guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

Obs.: Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com no mínimo 24h de antecedência. O tempo para retorno é de 20 dias.

22Atendimento para beneficiário menor

Outra pessoa poderá acompanhar o beneficiário menor desde que apresente a carteira de identidade e os documentos obrigatórios do beneficiário.

23Consulta com médico ou serviço especializado Não credenciado

Deverá ser analisado se o contrato prevê acesso a livre-escolha de prestadores. Caso não tenha essa previsão, a utilização de serviço em prestador não credenciado à Operadora, pode acarretar, se solicitado, no indeferimento do pedido de reembolso de despesas médicas. Para tanto, em caso de utilização em serviço não credenciado, consultar, previamente à AMERON no seu 0800 ou demais canais de atendimento.

24Procedimento quando médico solicita exame medico laboratorial simples

Exames simples ou básicos são: hemograma, VDRL, glicemia, colesterol, plasmódio, EAS, EPF, creatinina e semelhantes. Após a solicitação do médico, escolha no Guia Médico Ameron, o local de sua preferência. Marque com antecedência (se for o caso) e siga as instruções a seguir, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

Obs.: Fica isento de autorização até 5 exames simples. Passando de cinco, comparecer previamente a AMERON.

PLANO PLASER

CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO BRONZE

CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido do Cartão Ameron e RG.

INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

25Situações de urgência e emergência

Dirigir-se ao Pronto-Socorro credenciado na abrangência do seu produto. Para tanto, verifique no Guia Médico Ameron, vide link. Maiores informações no Ameron Fone/RO 0800 647 8082.

26Procedimento para reembolso de despesas

Para solicitar o reembolso é necessário comparecer aos Centros Administrativos AMERON, na Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade - Porto Velho/RO. Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Rio Branco/AC, munido com os seguintes documentos:

1. Solicitação formal emitida pelo cliente titular do plano, explicando claramente os motivos que levaram ao atendimento fora da rede assistencial;

2. Relatório do médico assistente, declarando diagnóstico, tratamento efetuado, data e hora do atendimento, datado e assinado pelo mesmo;

3. Conta hospitalar discriminada, incluindo relação de materiais e medicamentos consumidos;

4. Notas Fiscais e/ou recibos de honorários dos médicos assistentes, auxiliares e outros, discriminando as funções e o evento a que se referem e, se for o caso, a duração do ato anestésico.

IMPORTANTE: Todos os documentos deverão ser originais, datados, carimbados e assinados pelos seus emissores.

Obs.: No caso do interior do Estado de Rondônia enviar documentação para os Centros Administrativos aos cuidados do Departamento de Auditoria Médica.

27Procedimento para casos de mensalidades não descontadas em folha ou não debitada em conta

Comparecendo à nossa sede administrativa ou entrando em contato através do Ameron Fone.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.