Seu filho apresenta dificuldades na fala? Já se perguntou quando é o momento certo para buscar ajuda médica? Muitos pais se deparam com essa dúvida ao notarem que seus filhos não estão atingindo os marcos de desenvolvimento da linguagem que são esperados para a idade. Esse atraso na fala pode ser um sinal de alerta para uma série de condições, desde dificuldades sensoriais até transtornos do neurodesenvolvimento.
Mas como diferenciar um atraso na fala comum de uma questão mais séria? Destacamos neste artigo informações essenciais para você saber por onde começar quando a preocupação bater à porta.
O processo do desenvolvimento da linguagem
Desenvolver a linguagem é um processo complexo e multifacetado que atinge marcos cruciais ao longo da infância. Identificar esses marcos e os sinais de possíveis atrasos na fala é fundamental para realizar as intervenções precoces e necessárias. Entre os marcos do desenvolvimento da linguagem, estão:
- Balbucio Inicial (6-12 meses):
Durante os primeiros meses de vida, os bebês começam a explorar os sons da linguagem por meio do balbucio, produzindo sílabas repetitivas como “ba-ba” ou “da-da”.
- Primeiras Palavras (12-18 meses):
Entre 12 e 18 meses, muitas crianças começam a produzir suas primeiras palavras significativas, como “mamãe”, “papai” ou “água”. Essas palavras costumam ser simples e relacionadas a pessoas próximas ou objetos familiares.
- Explosão Vocabular (18-24 meses):
Durante essa fase, conhecida como a explosão vocabular, as crianças começam a adquirir palavras em um ritmo acelerado, aumentando significativamente seu vocabulário e capacidade de se expressar verbalmente.
- Combinação de Palavras (2-3 anos):
Entre 2 e 3 anos, muitas crianças começam a combinar palavras em frases simples, formando pequenas sentenças para expressar suas necessidades e desejos.
- Fraseamento Completo (3-4 anos):
Por volta dos 3 ou 4 anos, a maioria das crianças é capaz de formar frases completas e complexas, utilizando uma variedade de palavras e estruturas gramaticais.
Principais causas do Atraso na Fala Infantil
O atraso na fala é uma questão que muitos pais enfrentam durante o desenvolvimento da criança. O atraso na fala pode ser apenas uma característica do desenvolvimento infantil, mas também pode indicar transtornos subjacentes que necessitam de atenção especializada. Entre eles, estão:
- Deficiência Auditiva
A capacidade de ouvir é fundamental para o aprendizado da linguagem, e crianças com deficiência auditiva podem enfrentar dificuldades significativas no desenvolvimento da comunicação verbal. A ausência ou comprometimento da audição pode limitar a exposição da criança aos sons da linguagem, dificultando assim o desenvolvimento adequado da fala.
- Autismo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode impactar a maneira como uma criança se comunica e interage com o mundo ao seu redor. Dificuldades na compreensão e expressão da linguagem são comuns em crianças autistas, o que pode resultar no atraso da comunicação verbal.
- Deficiência Intelectual
Distúrbios cognitivos, como a deficiência intelectual, podem afetar a capacidade de uma criança de processar e compreender a linguagem. Essas dificuldades cognitivas podem dificultar o desenvolvimento da fala, tornando a expressão de pensamentos e ideias de forma verbal algo desafiador para a criança.
- Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem
Condições como dislexia podem interferir na capacidade de uma criança de decodificar e compreender as informações linguísticas, afetando o desenvolvimento da fala. Dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas à linguagem podem impactar negativamente a habilidade da criança de se comunicar verbalmente e acompanhar o desenvolvimento da linguagem esperado para sua idade.
- Apraxia de Fala
A apraxia de fala é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade da criança de planejar e coordenar os movimentos necessários para produzir sons da fala. Isso pode resultar em dificuldades na articulação e na produção de palavras, levando a atrasos na fala e na linguagem.
Passo a passo: como proceder?
1. Observação e Avaliação Inicial:
Observe o desenvolvimento da linguagem desde o nascimento, e caso identifique algo, consulte um pediatra para uma avaliação abrangente.
2. Encaminhamento para Especialista:
Se houver preocupações, o médico pode encaminhar para um fonoaudiólogo, profissional que fará uma avaliação detalhada da linguagem.
3. Avaliação Fonoaudiológica:
Durante a avaliação, o fonoaudiólogo observará a capacidade da criança de se comunicar verbalmente. Testes específicos podem ser feitos para avaliar diferentes aspectos da linguagem.
4. Diagnóstico e Tratamento:
Com base nos resultados, o fonoaudiólogo fará um diagnóstico e criará um plano de tratamento. O plano pode incluir terapia da fala e atividades em casa.
5. Acompanhamento e Envolvimento dos Pais:
A criança deve ser acompanhada regularmente para ajustes no tratamento. Os pais devem participar ativamente, implementando estratégias em casa.
6. Educação e Suporte Contínuos:
É dever dos pais buscar informações sobre o desenvolvimento da linguagem, além de manter uma atitude positiva e paciente, algo fundamental para o sucesso do tratamento.
Esteja sempre pronto para agir!
O atraso na fala não deve ser subestimado, pois pode ser um indicador de condições que requerem atenção e suporte profissional. Ao reconhecer a importância da detecção precoce e do tratamento personalizado, os pais podem oferecer à criança a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação e linguagem de maneira eficaz. Diante o desenvolvimento da linguagem infantil, os pais desempenham um papel fundamental na identificação precoce e no enfrentamento dos desafios que o atraso na fala pode apresentar.
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