Perguntas Frequentes   Perguntas Frequentes

1. Quem Somos?

Com 24 anos de experiência em assistência médica o Grupo Ameron é uma referência no setor de saúde suplementar. Com matriz em Porto Velho, atuamos também no interior de Rondônia e no Estado do Acre, oferecendo aos nossos mais de 25.000 mil clientes serviços de excelência e confiança reafirmando nosso compromisso com a garantia de um excelente atendimento.

2. Quais são nossos produtos e nossos planos?

Planos individuais e familiares – voltado para você e sua família.

Plano coletivo – voltado para empresas e comunidades especificas como Sindicatos, Associações, Conselhos Regionais, entre outros. A adesão ao plano é optativa e a responsabilidade financeira é da pessoa jurídica contratante.

Planos empresariais – voltado para empresas com no mínimo 5 colaboradores. A adesão ao plano é compulsória e a responsabilidade financeira é da pessoa jurídica contratante.

3. Quais os tipos de Planos?

Plano Familiar

Plano Servidor Público

Plano Coletivo

Plano Empresarial

-Plano Familiar

É um Produto voltado para você e sua família, com ótima cobertura, onde o titular é o responsável financeiro pelo Plano.

-Plano Servidor Público

É um produto voltado para o Servidor Público (Municipal, Estadual e Federal) com adesão OPTATIVA. A responsabilidade financeira do Plano é do Servidor, com Fator Moderador.

Obs.: Fator Moderador é a porcentagem paga pelo cliente sobre o custo do procedimento. Ex.: consultas, exames etc.

-Plano Coletivo

É um Produto voltado para a Empresa e comunidades específicas como: sindicatos, associações, conselhos regionais etc. A adesão de seus colaboradores é OPTATIVA, a responsabilidade financeira do Plano pode ser do Colaborador ou da Empresa/Sindicato/Conselho Regional (Conforme especificado no contrato).

-Plano Empresarial

É um produto voltado para a Empresa com adesão COMPULSÓRIA dos Colaboradores. A responsabilidade financeira do Plano é da Empresa.

4. O que é segmentação?

É a definição da cobertura assistencial do produto e está dividida em:

Ambulatorial + Hospitalar com ou sem obstetrícia

Não Participativo

Ambulatorial + Hospitalar com ou sem obstetrícia e fator moderador

Participativo

5. Qual a área de cobertura?

É a abrangência geográfica de cobertura do Plano. É especificada no Contrato e depende do Plano Contratado.

6. Quais são os tipos de acomodação?

Enfermaria - quarto duplo

Apartamento - quarto individual com acomodação para acompanhante.

7. Qual a forma de atendimento padrão?

É definida conforme o tipo do Plano contratado:

- Plano Apartamento: não precisa pegar guia para consultas e exames de rotina (até 5 exames) laboratoriais básico. Ex.: hemograma, VDRL, glicemia, colesterol, plasmódio, EAS, EPF, creatinina e semelhantes. Nas demais utilizações é preciso pegar autorização na AMERON;

- Plano Enfermaria: precisa pegar guia na Ameron para todo e qualquer tipo de procedimentos (rede credenciada). Na rede própria não é necessário pegar guia de autorização.

- Plano Plaser: precisa pegar guia para todo e qualquer procedimento porque tem o fator moderador para cada utilização.

Obs.: As liberações de guias de consultas e exames nos municípios do interior são feitas diretamente na rede credenciada, observando a área de cobertura e o Plano Contratado.

8. O Plano tem carência?

Sim. Elas variam de acordo com o tipo de Plano contratado. Maiores informações, caso já seja cliente, entrar em contato através do AMERON FONE 0800 647 8082 ou verificar em seu contrato. Para clientes novos entrar em contato com nossos pontos de vendas.

As carências básicas são:

24 Horas: Atendimento de urgência e emergência em pronto-socorro;

30 Dias: Consultas eletivas e exames laboratoriais básicos;

90 a 180 Dias: Serviços auxiliares e exames;

180 Dias: Internações e cirurgias eletivas;

300 Dias: Partos (quando da opção por cobertura para obstetrícia);

720 Dias: Doenças ou Lesões Pré-existentes.

9. Como funciona a rede de atendimento AMERON?

Rede Própria:

- Porto Velho,RO: Hospital Panamericano, Pronto Atendimento e Centro Médico;

- Rio Branco, AC: Centro Médico.

Rede Credenciada:

- Possuímos uma ampla rede credenciada (consultórios, laboratórios, clínicas, hospitais etc.) em Porto Velho, e municípios de Rondônia, além de Rio Branco/AC.

10. O que é Rede Abramge?

ABRAMGE - Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo a qual a AMERON está associada. A ABRAMGE disponibiliza uma rede assistencial, exclusivamente para situações de urgências ou emergências, para clientes da AMERON em trânsito, ou seja, fora da área de cobertura do plano de saúde. Para obter maiores informações sobre esses recursos e suas localizações ligue para o atendimento 24 horas da ABRAMGE através dos números 0800-127 511 ou 0800-117 511 ou acesse o site www.abramge.com.br.

11. Qual o valor da tabela de serviços da AMERON?

A AMERON possui uma tabela própria, cujos valores variam entre 30% a 40% da tabela praticada no mercado particular.

12. Quais os valores dos Planos?

O Valor é fixado de acordo com a faixa etária, quantidade de pessoas e tipo de plano.

13. Como adquirir um Plano de Saúde AMERON?

Para adquirir um Plano de Saúde AMERON basta ligar no Ameron Fone/RO 0800 647 8082 e Ameron Fone/AC 0800 647 8083 ou comparecer em um dos seguintes endereços:

AMERON - Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade.

Av. Calama, 2488 bairro Liberdade.

AMERON - Rio Branco/AC: Getúlio Vargas, 748 centro.

14. Quais as Formas de Pagamento dos planos?

Desconto em conta corrente no Banco do Brasil, Boleto Bancário e Desconto em folha de pagamento.

15. Qual a data de vencimento do plano?

Para o plano Empresarial, a data de vencimento varia de acordo com o contrato, ou seja, acompanha a data do contrato. Para o plano Servidor Público, a data acompanha os vencimentos básicos. Para desconto em conta-corrente ou boleto bancário as datas podem ser: dia 10, 20 ou 30 de cada mês.

16. Quais os documentos necessários para inclusão no plano?

- Familiar

(xerox)

- CPF e RG;

- Comprovante de Residência recente;

* Dependentes:

- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

- CPF e RG;

- Certidão de Nascimento dos Filhos menores;

- Documento Judicial de Adoção (filho adotivo).

- Coletivo / Empresarial

(xerox)

- CPF e RG;

- Comprovante de Residência recente;

- Comprovante de Vínculo Associativo, Coorporativo, Sindical e Empregatício;

* Dependentes:

- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

- CPF e RG;

- Certidão de Nascimento dos Filhos menores;

- Documento Judicial de Adoção, em caso de filho adotivo

- Servidor Público

(xerox)

- CPF e RG;

- Comprovante de Residência recente;

- Contra Cheque, caso vindo de outro plano há 30 dias os 3 últimos contra cheque

* Dependentes:

- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

- CPF e RG;

- Certidão de Nascimento dos Filhos menores;

- Documento Judicial de Adoção, em caso de filho adotivo.

17. Quem são os dependentes?

Todos os que dependem do Titular:

Esposo(a) ou companheiro(a) que viva às expensas do titular, declarado legalmente no Imposto de Renda e/ou INSS, ou ainda declaração de convivência Marital;

Filhos solteiros, biológicos, adotivos ou enteados, menores de 18 anos;

Filhos solteiros, portadores de deficiência física ou mental (de qualquer idade), que comprovadamente vivam às expensas do titular;

Filhos solteiros, universitários, até 24 anos incompletos, que comprovadamente estejam cursando a faculdade.

18. O plano tem odontologia?

O Plano não tem cobertura odontológica, porém nas cidades de Porto Velho e Cacoal, existem Clínicas Odontológicas que oferecem descontos aos clientes AMERON.

- Porto Velho: CLINODONTO – Av. Carlos Gomes, 1315 – Centro. Telefone (69) 3043-6814.

- Cacoal: CÍCLICA – Rua Rui Barbosa, 1405 – Centro. Telefone: (69) 3441-4094 / 3441-8776.

19. Como fazer atualização cadastral?

O Titular do Plano pode realizar as atualizações cadastrais simples (endereço residencial e de cobrança) pelo Ameron Fone 0800 647 8082 em Rondônia ou 0800 647 8083 para Rio Branco/ AC.

As demais alterações, podem ser feitas nas sedes administrativas:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 – Centro. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

20. Como incluir dependentes (Cônjuge/Companheiro/Filho Natural) em meu plano de saúde AMERON?

Procure um de nossos representantes comerciais, munidos dos seguintes documentos:

CÔNJUGE: Certidão de Casamento

COMPANHEIRO: Comprovante de Convivência Marital (expedido em cartório)

FILHO NATURAL: Certidão de Nascimento

FILHO ADOTIVO: Documento Judicial de Adoção.

21. Ao incluir um filho recém nascido, ele cumprirá carência?

Será aproveitada a carência do titular se o filho(a) tiver nascido pela cobertura do Plano e sua inclusão for feita em até 30 (trinta) dias do nascimento.

22. Se incluir um filho adotivo, ele terá que cumprir carência?

Será aproveitada a carência do titular, se o filho(a) adotivo for menor de 12 (doze) anos e sua inclusão for efetuada em até 30 (trinta) dias da data da emissão do documento judicial da adoção.

23. Como excluir um dependente?

A exclusão de dependentes pode ser feita mediante solicitação por escrito protocolada em um dos endereços abaixo:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082 ou (69) 3211-7011, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083 ou (68) 3212-6705, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Nos casos em que o beneficiário reside no interior enviar, via fax (69) 3211-7015 e 3211-7010, solicitação devidamente protocolada e encaminhar a mesma para a AMERON no endereço: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Porto Velho-RO – CEP 76.801-109.

24. A Operadora pode cancelar o Plano de Saúde?

Sim, nos seguintes casos:

Em contratos individuais:

1. Atraso no pagamento das mensalidades por mais de 60(sessenta) dias consecutivos ou cumulativos;

2. Fraude ou ato ilícito devidamente comprovado.

Obs.: O beneficiário será notificado antes do cancelamento.

Nos Contratos Coletivos, deverão ser verificadas as cláusulas contratadas.

IMPORTANTE: As informações de caráter operacional ou comercial poderão a qualquer momento, sofrer alterações sem prévio aviso, visando proporcionar melhor acessibilidade.

25. Eu posso cancelar meu Plano de Saúde?

Sim. O cancelamento por iniciativa do beneficiário pode ser efetuado.

Para isto, deverá protocolar solicitação por escrito nas sedes administrativas. O beneficiário tem de estar com suas mensalidades atualizadas e deve devolver os cartões do Plano.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.

Nos casos em que o beneficiário reside no interior de Rondônia enviar, via fax (69) 3211-7015 ou 3211-7010, solicitação devidamente protocolada e encaminhar a mesma para a AMERON no endereço: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Porto Velho/RO.

Obs.: O cancelamento do titular implica no cancelamento dos dependentes.

26. Como receber meu cartão de Cliente do Plano AMERON?

Após assinatura do contrato e procedimentos cadastrais, os cartões serão confeccionados e distribuídos, conforme as especificações abaixo:

- Nos planos empresariais e coletivos por adesão, a 1ª via do cartão é enviada para Empresa juntamente com a 1ª fatura. Os cartões renovados, são enviados para a Empresa, no mês do seu vencimento;

- Nos planos individual familiar, a 1ª via é entregue na residência acompanhado da 1ª fatura. As renovações serão entregues no mês de aniversário do contrato conforme especificação abaixo.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Interior de Rondônia: Os cartões são encaminhados via correio para o endereço indicado no contrato. Caso não seja recebido, entrar em contato pelo Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.

- No Plaser, tanto a 1ª via, quanto as renovações são entregues nas sedes administrativas conforme especificações acima.

27. Perdi meu cartão AMERON, o que devo fazer?

Solicite a 2ª via através do Ameron Fone 0800 647 8082, ou no site www.ameron.com.br ou ainda em uma de nossas Sedes Administrativas: Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Prazo de 5 dias úteis após a solicitação.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou ainda pelo Ameron Fone 0800 647 8083.

Prazo de 15 dias úteis após a solicitação.

Interior de Rondônia: Os cartões são encaminhados via correios para o endereço indicado no contrato.

Prazo de 15 dias úteis após a solicitação. Caso não seja recebido, poderá retornar ao Ameron Fone 0800 647 8082.

Obs.: Nas cidades de Vilhena e Ariquemes os cartões são entregues aos representantes.

No caso de solicitação de 2ª via por Roubo, Perda ou Dano, será cobrada uma taxa de R$ 10,00 por cada cartão solicitado.

28. Perdi meu cartão AMERON e preciso ser atendido(a), o que devo fazer?

Para atendimentos de urgência/emergência, dirija-se ao Pronto-Socorro, portando os seguintes documentos: Contrato, RG ou CPF e Comprovante de Pagamento. Para tanto, verifique no Guia Médico Ameron, o pronto-socorro mais conveniente, pois as opções variam de acordo com o seu contrato e especialidade médica.

Em seguida, solicite 2ª via do Cartão através do Ameron Fone 0800 647 8082, ou pelo site www.ameron.com.br ou ainda em um de nossas Sedes Administrativas.

29. Como devo proceder, para ir a um médico credenciado AMERON?

Localize no Guia Médico, o profissional de sua preferência, conforme a especialidade que você precisa e marque sua consulta antecipadamente. Em seguida siga os procedimentos abaixo descriminados, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

- CAPITAL: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente seu Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

- INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO PLASER

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em uma de nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente seu Cartão Ameron , RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO ENFERMARIA (BRONZE)

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em uma de nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário publico, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

- INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron e RG.

Demais situações e dúvidas entrar em contato através do Ameron Fone/RO 0800 647 8082, e Ameron Fone/AC 0800 647 8083, ou comparecer nos seguintes endereços:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Obs.: Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com no mínimo 24h de antecedência.

30. Como devo proceder se precisar me consultar com um médico que NÃO faz parte da Rede Credenciada AMERON?

Verifique junto à AMERON se o seu plano oferece reembolso, antes mesmo de agendar a consulta. Se a resposta for positiva, não se esqueça de pedir o recibo da consulta ao médico, para que seja possível solicitar o reembolso.

31. Se eu realizar uma consulta com um médico ou serviço especializado NÃO credenciado, poderei realizar exames pela AMERON?

Sim. Na capital, os exames laboratoriais simples não precisam de autorização para o Plano Apartamento (Prata).

Caso o procedimento exija liberação de guias, solicite em um de nossos endereços.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial ou pelo Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial ou pelo Ameron Fone 0800 647 8083 .

Interior de Rondônia:

Verifique antecipadamente em seu contrato a área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

32. Como adquirir um Guia Médico Ameron?

O Guia Médico impresso é entregue após assinatura do contrato juntamente com a fatura/boleto. Em caso de perda ou roubo, a 2ª via pode ser solicitada pelo Ameron Fone 0800 647 8082 para Rondônia, ou Ameron Fone 0800 647 8083 para Rio Branco/AC ou nos seguintes endereços:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 – Centro, CEP 68.906-380. De segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Clientes do Interior de Rondônia devem procurar o representante de sua cidade ou entrar em contato diretamente através do Ameron Fone 0800 647 8082.

Obs.: Clientes do Plano Plaser retirar o Guia Médico diretamente em uma de nossas Sedes Administrativas.

Para agilizar sua consulta a AMERON disponibiliza o Guia Médico atualizado em seu site: www.ameron.com.br.

33. Quais documentos preciso para utilizar meu plano?

Cartão AMERON atualizado;

RG, CPF ou certidão de nascimento (no caso de associado menor de idade);

Comprovante de pagamento atualizado.

34. Como marcar consultas nos Centros Médicos da Rede Própria?

A marcação de consulta no Centro Médico de Porto Velho poderá ser feita através do Ameron Fone 0800 647 8082. Rio Branco/AC Ameron Fone 0800 647 8083.

35. Como marcar consultas nos Consultórios da Rede Credenciada?

Siga os procedimentos abaixo, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresentar Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO PLASER

- CAPITAL: Retire seu guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresentar Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO ENFERMARIA (BRONZE)

- CAPITAL: Retire seu guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

Obs.: Caso não possa comparecer, desmarque a consulta com no mínimo 24h de antecedência. O tempo para retorno é de 20 dias.

36. Marquei uma consulta/exame para meu filho menor e outra pessoa o acompanhará. Ela poderá assinar a guia de consulta e/ou exame?

Sim, desde que apresente a carteira de identidade.

37. Como faço para realizar exames especializados e tratamentos?

Primeiramente verifique a área de abrangência do seu plano. Caso esteja dentro da área de cobertura, providencie solicitação do seu médico e proceda conforme abaixo:

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

38. Como faço para realizar exames nos Centros Médicos da Rede Própria?

Agendar diretamente no Centro Médico ou através do Ameron Fone/RO 0800 647 8082, em Rio Branco/AC através do Ameron Fone/AC 0800 647 8083. munido do Cartão Ameron e RG.

39. O que fazer quando o médico solicitar algum exame laboratorial simples?

Exames simples ou básicos são: hemograma, VDRL, glicemia, colesterol, plasmódio, EAS, EPF, creatinina e semelhantes. Após a solicitação do médico, escolha no Guia Médico Ameron, o local de sua preferência. Marque com antecedência (se for o caso) e siga as instruções a seguir, conforme o perfil do seu plano:

PLANO APARTAMENTO (PRATA)

Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

Obs.: Fica isento de autorização até 5 exames simples. Passando de cinco, comparecer previamente a AMERON.

PLANO PLASER

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Dirigir-se diretamente ao médico agendado e apresente Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

PLANO BRONZE

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização e dirija-se ao médico agendado,munido do Cartão Ameron e RG

- INTERIOR: Verifique antecipadamente em seu contrato à área de abrangência. Caso possua cobertura, dirija-se diretamente ao médico agendado e apresente o Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo).

40. Como proceder se eu precisar de um exame ou tratamento não rotineiro?

Após a solicitação do médico, confira se você está dentro da sua área de cobertura e se seu plano cobre tal procedimento. Estando coberto, escolha no Guia Médico Ameron, o local de sua preferência, marque com antecedência (se for o caso) e siga as instruções a seguir, conforme o perfil do seu plano:

- CAPITAL: Retire sua guia de autorização em nossas Centrais de Autorização, munido de Cartão Ameron e RG.

- INTERIOR: Dirija-se diretamente ao local escolhido e apresente Cartão Ameron, RG e comprovante de pagamento atualizado (no caso de funcionário público, apresentar contra-cheque com o desconto descrito no mesmo), e assim o próprio local escolhido para realizar os procedimentos.

41. O que fazer nas situações de urgência ou emergência?

Dirigir-se ao Pronto-Socorro mais adequado. Para tanto, verifique no Guia Médico Ameron, o pronto-socorro mais conveniente, pois existem várias opções, de acordo com o seu contrato e especialidade médica. Maiores informações no Ameron Fone/RO 0800 647 8082, em Rio Branco/AC Ameron Fone 0800 647 8083.

42. Como são feitas as internações?

INTERNAÇÕES DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA:

O próprio hospital providenciará a autorização para internação do cliente. As internações serão realizadas em um dos Hospitais da rede credenciada, ver no Guia Médico.

INTERNAÇÕES ELETIVAS: Os hospitais da Rede Credenciada AMERON estão aptos a realizarem internações eletivas, quando solicitadas por médicos autorizados. O médico não deve marcar internação antes do procedimento estar autorizado pela AMERON. Toda cirurgia eletiva deve ter uma Guia Universal (autorização) solicitada com 48 horas de antecedência.

43. Como devo proceder quando o meu cirurgião solicitar algum procedimento cirúrgico ?

É necessário solicitar prévia autorização da AMERON. Após a autorização, a cirurgia deverá ser agendada junto ao hospital. A acomodação será conforme especificado no seu contrato.

No caso da cirurgia ser realizada no Hospital Panamericano, o agendamento pode ser efetuado também pelo Ameron Fone/RO 0800 647 8082, ou Ameron Fone/AC 0800 647 8083.

44. Como devo proceder no dia da minha internação hospitalar para realização de uma cirurgia eletiva?

Apresentar os seguintes documentos:

- Guia de Internação,

- Cartão AMERON,

- RG (Registro Geral) do paciente ou Certidão de Nascimento quando criança, com todos os exames realizados, solicitação de cirurgia autorizada pela AMERON.

45. O que são pequenos procedimentos cirúrgicos feitos em consultório?

São cirurgias, com anestesia local, que não necessitam de internação. Se o evento for realizado em consultório, o médico informará a você, que deverá solicitar prévia autorização da AMERON. Exemplo: retirada de pequenos sinais na pele, eletrocoagulação de pequenas lesões, biópsias etc.

46. Em quais situações posso pedir reembolso de despesas?

São passíveis de reembolso os procedimentos médicos executados em caráter de urgência ou emergência, quando não tiver o serviço disponível na rede própria, credenciada ou referenciada da AMERON, dentro da área de abrangência geográfica e coberturas contratadas.

47. Como devo solicitar o reembolso?

Para solicitar o reembolso é necessário comparecer aos Centros Administrativos AMERON, na Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade - Porto Velho/RO. Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Rio Branco/AC, munido com os seguintes documentos:

1 – Solicitação formal emitida pelo cliente titular do plano, explicando claramente os motivos que levaram ao atendimento fora da rede assistencial;

2 - Relatório do médico assistente, declarando diagnóstico, tratamento efetuado, data e hora do atendimento, datado e assinado pelo mesmo;

3 - Conta hospitalar discriminada, incluindo relação de materiais e medicamentos consumidos;

4 - Notas Fiscais e/ou recibos de honorários dos médicos assistentes, auxiliares e outros, discriminando as funções e o evento a que se referem e, se for o caso, a duração do ato anestésico.

IMPORTANTE: Todos os documentos deverão ser originais, datados, carimbados e assinados pelos seus emissores.

Obs.: No caso do interior do Estado de Rondônia enviar documentação para os Centros Administrativos aos cuidados do Departamento de Auditoria Médica.

48. Como é calculado o valor do reembolso de despesas médicas?

O reembolso é calculado com base em 1x (uma vez) a tabela de Procedimentos Médicos da AMERON de Porto Velho, conforme previsto em contrato.

49. Quanto tempo leva o pedido de reembolso de despesas médicas para ser pago?

O reembolso, após aprovado, será feito em no máximo 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento da solicitação.

50. Como é pago o reembolso?

O reembolso, após aprovado, poderá ser depositado em conta corrente indicada pelo cliente ou através de cheque nominal. O solicitante deve indicar na carta de solicitação do reembolso a forma que deseja receber o valor do mesmo.

51. Quais informações e serviços estão disponíveis no site da Ameron?

- Quem Somos

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- Seja Nosso Cliente

- Guia Médico

- Trabalhe Conosco

- Fale Conosco

- E-mail

- Perguntas mais freqüentes

- Mapa do site

- Guia TISS

- Ameron Fone

- ANS

- Abramge

52. O que é o AMERON FONE?

O Ameron Fone é o serviço de teleatendimento da AMERON que funciona com atendentes devidamente treinados e orientados a tirar suas dúvidas.

Porto Velho/RO: Ameron Fone 0800 647 8082

Rio Branco/AC: Ameron Fone 0800 647 8083

53. Que informações posso solicitar pelo AMERON FONE?

- Nossos Produtos

- Cadastro

- Guia Médico

- Rede Própria

- Segunda Via de Cartão

- Financeiro (2ª Via de Boleto)

- Informações em geral

- Sugestões e Reclamações (SAC)

- Ouvidoria / Auditoria de Qualidade

54. Se eu tenho dúvidas sobre o meu plano, como devo proceder?

Poderá registrar suas dúvidas junto ao Ameron Fone/RO 0800 647 8082. Rio Branco/AC Ameron Fone 0800 647 8083, ou envie e-mail através do nosso site: www.ameron.com.br .

55. Se eu quiser registrar uma reclamação ou sugestão, como devo proceder?

Registre suas reclamações ou sugestões junto ao Ameron Fone/RO 0800 647 8082. Rio Branco/AC Ameron Fone 0800 647 8083, ou envie e-mail através do nosso site: www.ameron.com.br .

56. Quais os procedimentos para negociar mensalidades em atraso?

A Ameron, preocupada em dar o suporte necessário a seus clientes, criou o setor de Relacionamento Financeiro. Este setor foi criado exclusivamente para atender os clientes que estão com suas mensalidades em atraso e queiram ficar em dia com o plano.

Os clientes do Plano Familiar, Plano Empresarial, Plano Coletivo e Plano Servidor Público que estiverem com suas prestações em atraso, devem comparecer em horário comercial de segunda a sexta-feira em um dos endereços abaixo:

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.

57. Como fazer se a mensalidade não tiver sido descontada em Folha ou debitada em conta bancária? E como obter segunda via do boleto para pagamento?

Comparecendo à nossa sede administrativa ou entrando em contato através do Ameron Fone.

Porto Velho/RO: Av. Calama, 2615 - Bairro Liberdade. Ameron Fone 0800 647 8082.

Rio Branco/AC: Av. Getúlio Vargas, 748 - Centro, CEP 68.906-380. Ameron Fone 0800 647 8083.